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Conferência 01

Alex Martins Ramos(Universidade Federal do Amazonas - UFAM)
Título: Interdisciplinaridade entre a química e a matemática na pesquisa
Resumo:

A integração de conteúdos para a construção de conhecimentos no processo ensino-aprendizado tem sido utilizada a bastante tempo na educação científica. Nesse processo, a Matemática e a Química estão bem relacionados, pois, esta depende daquela. Por exemplo, usa-se equações diferenciais ordinárias(EDO) para prever o tempo de consumo de uma determinada substância no ambiente. Tal previsão perpassa por soluções numéricas, as quais são bem elegantes e atraentes no ensino. Se para ensinar a Química, a matemática é indispensável e proporciona momentos revigorantes, na pesquisa, a integração de conteúdos de ambas ás áreas, é bem mais profunda, pois, a natureza é sempre caprichosa em apresentar problemas para os quais exigem-se conteúdos de diversas áreas. No entanto, em boa parte das vezes, os pesquisadores de ambas as áreas podem estar se sentindo confortáveis e isolados em suas ilhas paradisíacas de saberes, supondo não haver necessidade de explorar o oceano dos fenômenos naturais que, na Amazônia, a sua percepção é quase que diária. Por exemplo, pode se estudar, mediante modelagem matemática, o surgimento e crescimento de ilhas e praias no leito do rio Amazonas, objetivando auxiliar os ribeirinhos no uso desta magnífica hidrovia. Ou pode-se estudar soluções numéricas para equações diferenciais parciais no estudo da dispersão de contaminantes no ambiente aquático visando a gestão dos recursos hídricos. Desta forma, e partir dos conteúdos da Química e da matemática, o entendimento dos fenômenos naturais geraria o conhecimento necessário para o uso sustentável dos recursos naturais presentes na Amazônia.


Certificado da conferência 01

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